Você também pode estar interessado nesses jogos…

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Paciência Pirâmide

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Esta versão de Paciência é ilusoriamente simples, porém ela raramente pode ser resolvida na primeira tentativa. Não deixe que isso desencoraje você: Com um pouco de talento para combinação e previsão, este jogo de Paciência pode ser solucionado com mais frequência do que aparenta.


Paciência Pirâmide – remova as cartas do tabuleiro!

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Você jogará com um baralho francês de 52 cartas. Diferente do Paciência Clássica, você não vai montar nada aqui – pelo contrário, a ideia aqui é abrir caminho.

O Paciência Pirâmide começa com 28 cartas viradas para baixo, dispostas na forma de uma pirâmide: Uma carta forma o topo, seguida por uma fileira de duas cartas, depois uma de três e assim por diante; a fileira de baixo consiste de sete cartas. No canto superior esquerdo, fica o Talon de cartas ocultas. Uma pilha de descarte de cartas não usadas cresce ao lado dele conforme o jogo progride. A sua tarefa é desmontar a pirâmide removendo pares de cartas.

O jogo gira em torno dos valores das cartas. Os valores são os seguintes:

Ás = 1 ponto

Dois ao dez = o respectivo valor da carta

Valete = 11 pontos

Dama = 12 pontos

Rei = 13 pontos

Para desmontar a pirâmide carta por carta, você deve remover duas cartas expostas no tabuleiro se a pontuação delas somar 13. Por exemplo, você pode remover o oito e o cinco, o valete e o dois, a dama e o ás. Com o valor de 13, o rei é a única carta que pode ser removida sozinha.

Se você não conseguir formar um total de 13 com duas cartas, você pode obter ajuda do Talon. Para fazer isso, clique na pilha. A carta revelada pode ser usada para formar um par com uma carta livre na pirâmide. Por exemplo, um sete da pirâmide pode ser removida da pilha junto com um seis. Mas tome cuidado, você só pode passar pela pilha três vezes na dificuldade normal.

Esta versão de Paciência é vencida assim que a pirâmide é desmontada por completo. Não importa se ainda há cartas no Talon. Se não houver mais pares para formar, ou se a pilha já tiver sido usada três vezes e ainda restar cartas na pirâmide, você perde.


Jogando Paciência Pirâmide

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Para começar este jogo de Paciência, primeiro, escolha uma dificuldade. Alternativamente, você pode ativar a opção LIMITE DE TEMPO, escolher o nível, definir um tempo para o desafio e clicar em INICIAR JOGO.

No começo do jogo, a pirâmide é formada por sete fileiras de cartas, das quais, inicialmente, somente a fileira de baixo pode ser jogada. O Talon fica virado para baixo no canto superior esquerdo. Cada carta jogável na qual você clica “procura” por uma carta exposta com a qual ela pode somar 13 pontos, e ambas desaparecem do tabuleiro. Atenção: Isso nem sempre resulta no par que você tinha em mente, então preste atenção a quais cartas você ativa.

A Barra do Menu do Paciência Pirâmide

– As opções FÁCIL, NORMAL ou DIFÍCIL dão a você uma nova pirâmide no nível selecionado.

– Com REINICIAR, você recebe a mesma formação de cartas de novo.

– DESFAZER desfaz os movimentos, REFAZER restaura eles.

– DICA mostra um movimento possível.

– Durante uma PAUSA, a tela escurece.

– O DISPLAY DE TEMPO informa sobre a duração do jogo. Se o limite de tempo estiver ativado, ele conta até zero.

– Os três contadores na extrema direita mostram o número de movimentos realizados, quantas cartas ainda estão viradas para baixo no Talon e quantas vezes você passou por ele.


Dicas Estratégicas para o Paciência Pirâmide

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Qualquer um que mergulha de cabeça nesta versão de Paciência rapidamente descobre que ele exige mais do que a simples habilidade de somar dois números para chegar a 13. As dicas a seguir darão um ótimo começo para que você possa curtir este jogo de muitas camadas que é o Paciência Pirâmide.

Dica 1: Examine o Tabuleiro

Às vezes, você pode ver se poderá desmontar uma pirâmide antes da sua primeira jogada. Por exemplo, se uma rainha está no topo, enterrada sob todos os ases, nem se dê ao trabalho de começar.

Dica 2: Combine o Talon e a Pirâmide

O Talon é usado inteiramente, sem ser misturado, pela segunda e terceira vez – as cartas sempre são sacadas na mesma ordem. Saber quais cartas serão sacadas e quando pode ser útil para avaliar as chances de solução.

Dica 3: A Pirâmide vai antes do Talon

Se houver três cartas do mesmo valor na pirâmide, por exemplo, três noves, deixe o quatro na pilha intocado, se possível. Em vez disso, use os quatro expostos para desmontar a pirâmide. Nesta versão de Paciência, o número de cartas no Talon é irrelevante para o resultado.