Você também pode estar interessado nesses jogos…

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Baker’s Freecell

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Você nunca teve problemas para solucionar um jogo de Paciência Freecell – na verdade, nunca teve um jogo que você não conseguisse solucionar. Então agora você está procurando por um desafio? Então experimente o Baker’s Freecell – também conhecido como “Baker’s Game”, a mãe de todas as variantes de Freecell.


Baker’s Freecell – Um Jogo para Estrategistas

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

O Baker’s Game começa com todas as 52 cartas de um baralho francês sendo distribuídas. Assim como em toda variante do Paciência Freecell, as cartas ficam viradas para cima na sua frente. As cartas são dispostas em oito fileiras verticais, com quatro colunas à esquerda compostas por sete cartas cada, e seis em cada uma das quatro colunas à direita. Assim como no Paciência Freecell, os quatro espaços livres no lado esquerdo acima do Tabuleiro funcionam como uma área de transferência para cartas individuais. À direita, ficam as áreas da meta inicialmente vazias. Reorganize as fileiras de cartas e desmonte-as para que você fique com apenas quatro pilhas de meta com reis no topo.

Neste jogo e em todos os jogos de Paciência Freecell, as pilhas da meta têm como base os ases. Quando todas as cartas de um naipe, na ordem ascendente até o rei, tiverem sido encaixadas, a pilha é finalizada. Para montá-las, você pode usar as cartas expostas no tabuleiro e também as cartas das células livres.

Embora o Paciência Freecell peça que você converta o tabuleiro em fileiras mistas de preto e vermelho, no Baker’s Game, você é obrigado a usar o mesmo naipe: você só pode colocar o três de copas no quatro de copas; rei de paus somente na dama de paus, etc.

Isso limita consideravelmente as suas opções. Contudo, em todos os demais aspectos, as mesmas regras do Paciência Freecell se aplicam:

– As quatro células livres fornecem espaços auxiliares para armazenar as cartas problemáticas.

– Você pode ocupar quaisquer colunas/séries que você tiver liberado.

– Se quiser colocar uma sequência em outro lugar, seja inteira ou parcialmente, você deve ter o número de espaços nas células livres ou colunas que permitiriam reorganizar as cartas individualmente.

Assim que todas as pilhas da meta tiverem progredido e você tiver organizado as fileiras para que nenhuma carta mais alta possa bloquear as cartas mais baixas, o tabuleiro se resolverá sozinho e você venceu. Se, por outro lado, você não tiver mais movimentos possíveis, você tem três opções: Você pode desfazer todos os movimentos até o ponto em que o presumido erro foi cometido, ou pode reiniciar o jogo do zero. Você também pode começar um jogo totalmente novo.


Jogue Baker’s Freecell Online

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

O jogo oferece a você os níveis FÁCIL, NORMAL ou DIFÍCIL para escolher. Você também pode jogar contra o relógio, definindo um cronômetro de até 59 minutos e 59 segundos. No Baker’s Game, o tabuleiro é igual ao do Paciência Freecell: 52 cartas são dispostas em oito fileiras. No canto superior esquerdo ficam as células livres, e no lado direito, os espaços para as pilhas da meta. As cartas são movidas arrastando e soltando elas com o mouse ou com um simples click, que move a carta/sequência relevante para um lugar adequado.

O Menu do Jogo

Assim como no Paciência Freecell, você pode usar a barra do menu:

– para REINICIAR o jogo atual;

– para selecionar um dos níveis de dificuldade para iniciar um NOVO JOGO;

– para usar o DESFAZER para voltar para a jogada anterior, e o REFAZER para restaurar os movimentos cancelados;

– para mostrar uma DICA para a próxima jogada;

– para PAUSAR o jogo e parar o cronômetro;

– para descobrir há quanto tempo você está jogando ou quanto tempo lhe resta;

– e para ver o número de movimentos que você fez.


Dicas para o Baker’s Freecell

──────────   ♠♦♣♥   ──────────

Embora praticamente todas as sessões do jogo regular possam ser solucionadas, somente algo em torno de 75% dos tabuleiros do Baker podem ser completamente solucionados. As regras de ambos os jogos são bastante similares, mas como sabemos, o diabo está nos detalhes: Jogar estrategicamente tem um significado diferente no Baker’s Game do que tem no Paciência Freecell.

Dica 1: Primeiro planeje, depois reorganize

A versão Baker oferece significativamente menos opções do que a versão regular, devido à necessidade de formar fileiras de cartas uniformes. As células livres tendem a ser preenchidas rapidamente, o que, por sua vez, não deixa muito espaço para que você mova as sequências de cartas. Então, faz sentido começar formando um panorama detalhado e fazer as jogadas na sua mente. Ou aceite o botão DESFAZER como o seu novo melhor amigo.

Tip 2: Monte a pilha da meta o mais rápido possível

No Paciência Freecell, pode ser uma vantagem deixar as cartas no tabuleiro no começo. Não é assim com este jogo: Cada carta que você coloca numa pilha libera outras cartas ou até lhe dá uma coluna livre para manobrar.